NOTÍCIAS

                                                                 icone-facebook-colegio-franciscano-regina-pacis icone-youtube-colegio-franciscano-regina-pacis instagram.com/cficgvicone-email-colegio-franciscano-regina-pacis icone-portal-do-professor-colegio-franciscano-regina-pacis icone-portal-do-aluno-colegio-franciscano-regina-pacis
ensino-medio-do-colegio-franciscano-regina-pacisensino-medio-do-colegio-franciscano-regina-pacisensino-medio-do-colegio-franciscano-regina-pacisensino-medio-do-colegio-franciscano-regina-pacis

Tempo Complementar

postado em 25 de jan de 2018 11:52 por Rayssa Andrade   [ 25 de jan de 2018 12:00 atualizado‎(s)‎ ]


    Há seis anos, o Colégio Franciscano Imaculada Conceição oferece  o Tempo complementar, de maneira opcional. Esta oferta de atividade extra turno é para as crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A proposta  consiste na construção e no desenvolvimento pessoal, e atende,  às novas exigências da sociedade contemporânea, na qual as famílias estão inseridas.
    O Tempo complementar do CFIC proporciona às crianças,  um convívio escolar em que múltiplas linguagens são exploradas e acompanhadas por uma equipe multidisciplinar. Os benefícios da educação integral, nessa etapa da educação básica, é consenso entre os especialistas, pois a criança tem acesso a experiências que aumentam a cultura geral, estimulam a criatividade, desenvolvem o raciocínio lógico, o senso crítico e o empreendedorismo.
    Sendo assim, o colégio possui o ambiente, a infraestrutura  adequados, e oferece uma opção para as famílias que querem um ensino de excelência nos dois turnos. Enquanto  estão trabalhando, ficam tranquilos, pois sabem que os filhos estão sendo bem cuidados e recebendo uma educação de qualidade.
    
Objetivos gerais
Corresponder à expectativa das famílias que desejam oferecer aos  filhos horário escolar integral.Oportunizar o desenvolvimento multidimensional dos educandos, com a prática de atividades pedagógicas, lúdicas  e diversificadas.

Objetivos específicos
1- Orientação pedagógica
Realizar tarefas e atividades regulares, acompanhadas, contando, sempre, com profissionais especializadas, que estimulam a realização das atividades com autonomia e organizam situações pedagógicas diversificadas como atividade de casa,   pesquisas , leitura, literatura e situações na biblioteca.
2- Atividades esportivas
Desenvolver o equilíbrio motor e emocional, a boa forma física, a autodisciplina e o senso de cooperação.
3- Artes
Estimular a produção de trabalhos de arte, utilizando diferentes linguagens, desenvolvendo o gosto pelo processo de criação, artística, aguçando a curiosidade e a percepção do belo a partir do desenvolvimento sensorial e motor, também por  meio da música, da dança e da pintura.
4- Psicomotricidade
Oportunizar à criança trabalhar o seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
5- Sala de leitura, cinemateca, brinquedoteca
Favorecer a aprendizagem, a socialização, a autonomia e o gosto pela leitura, o que possibilitará, também, o desenvolvimento de habilidades para interpretar e produzir textos.
6- Iniciação científica
Oportunizar a aprendizagem sobre cultivo de hortaliças e outras plantas, observando  a importância da sustentabilidade e preservação  ambiental.
7- Alimentação
Priorizar cardápio variado, com acompanhamento de profissional especializado.
8- Banho e repouso
Estabelecer rotina  para banho e repouso, com higienização, descanso e lazer.   

Colônia de Férias

postado em 1 de dez de 2017 09:15 por Rayssa Andrade   [ 1 de dez de 2017 09:22 atualizado‎(s)‎ ]


A Colônia de Férias do Colégio Imaculada acontecerá nos dias 11 a 15 de dezembro, de 13h30 às 17h30, para crianças de 1 a 10 anos. 
Inscrições na tesouraria: R$ 100,00 para crianças do CFIC e R$ 120,00 para crianças de outras escolas, incluso lanche e uma camisa. 
As tardes estão sendo preparadas com uma programação de qualidade e entretenimento saudável para levar as crianças a viverem uma verdadeira aventura. 
Informações: 33 3271-6227.

Lista de Materiais 2018

postado em 21 de nov de 2017 06:35 por Rayssa Andrade   [ 7 de fev de 2018 04:49 atualizado‎(s)‎ ]


Acesse as listas de materiais para 2018:

Educação Infantil e 1º ano, clique aqui.
Anos Iniciais, 2º ao 5º ano, clique aqui.
Anos Finais, 6º ao 9º ano, clique aqui.
Ensino Médio, clique aqui.

Dúvidas para adquirir o material didático Poliedro (ensino médio)? Clique aqui e veja o passo a passo. 


Gratuidade Educacional 2018

postado em 14 de nov de 2017 12:44 por Rayssa Andrade   [ 30 de nov de 2017 09:18 atualizado‎(s)‎ ]

Atenção! As inscrições para a seletiva da Gratuidade Educacional 2018 encerram-se no dia 23 de novembro.
Acessem os links, abaixo, para outras informações:

Edital da Gratuidade Educacional 2018. Clique aqui.
Formulário socioeconômico para 2018. Clique aqui.

Acesse o ADENDO, atualizado em 30/11/2017, clique aqui.

Observações
- As disciplinas são: língua portuguesa, matemática e redação, referentes ao ano/série que está cursando.
- As avaliações  acontecerão no dia 25 de novembro, de 8 às 12 horas.
- Trazer no dia da avaliação: caneta preta ou azul, lápis e borracha e documento de identificação. 
Documentos necessários para a efetivação da matrícula
- Resultado da avaliação diagnóstica dos Conhecimentos Necessários ao ano/série.
- Xerox da certidão de nascimento do aluno.
- Xerox da carteira de identidade para os alunos que já possuem esse documento.
- Declaração de transferência (provisória) e/ou histórico escolar (definitivo).
- Declaração de quitação da anuidade 2017, da escola de origem.
- Xerox da carteira de identidade e CPF dos responsáveis, incluindo o contratante, e apresentação dos originais, para conferência.
- Xerox de comprovante de endereço (água, luz ou telefone) do pai e da mãe, caso não morem na mesma residência.
- Documento comprobatório de matrícula e de frequência à educação infantil (5 anos), para o ingresso no 1º ano do fundamental.

Missão em Santa Isabel

postado em 30 de out de 2017 11:18 por Rayssa Andrade   [ 30 de out de 2017 11:20 atualizado‎(s)‎ ]

    A equipe missionária do CFIC realizou, entre os dias 26 a 28 de outubro, mais uma experiência missionária desenvolvendo o projeto "Saber Cuidar" com enfoque na educação da higiene bucal. Nesta oportunidade, a missão foi realizada no distrito de Santa Isabel (Frei Serafim), no município de Itambacuri. 
    Contando com a participação de 20 estudantes do Ensino Médio, das dentistas Hélcia Amélia Quintão e Fernanda Aline Gonzales Oliveira; a pediatra, Maria Aparecida Leal Chaves; a Assistente do Serviço Social, Maykellyane Elisa dos Santos Lourenço; os professores de Ensino Religioso, Wanderlei Maria Mendes e Janaína Martins Toledo; a colaboradora dos serviços gerais, Lucineia Moreira da Silva e Oliveira; os estudantes de odontologia da Univale, Matheus Batista Martins e Heloíza Costa Aredes e  a Irmã Andréa Cecilia Moreno, responsável da missão e  coordenadora de Pastoral, ofereceram momentos de formação aos alunos e professores  da Escola Municipal Zélia de Campos Neves sobre a importância do cuidado bucal, o cuidado da natureza, das relações humana, do cuidado de si, das doenças transmissíveis pela boca e sobre o planejamento familiar. 
    A equipe teve oportunidade de realizar as visitas às famílias do lugar, de celebrar junto com a comunidade cristã para implorar as abençoes da chuva, uma vez que, a região passa por uma crise hídrica muito grande. A equipe de odontologia diagnosticou a saúde bucal de todos os alunos da escola ensinando a forma correta de fazer a escovação dos dentes e entregando o kit de higiene bucal para todas as crianças e adolescentes da escola; e a Dra. Maria Aparecida conseguiu realizar 21 atendimentos pediátricos. O bazar solidário e a gincana com as crianças foram as atividades com as quais encerraram a missão.
    "A avaliação dos missionários continua constatando que uma Escola em Pastoral enriquece a vida não só acadêmica dos educandos, mas a vida humana e espiritual. Espaços como esses contribuem para desenvolver nos nossos jovens uma consciência crítica, fraterna e solidária. Na perspectiva franciscana, a missão é um lugar para ir ao encontro do outro e ao encontro de nós mesmos. Louvado seja Deus pelo bem espalhado e pelos aprendizados adquiridos com esta experiência, que se tornam aprendizados para a vida toda. Obrigada a todos os nossos parceiros e colaboradores por mais uma missão realizada com a ajuda de Deus e a generosidade da comunidade educativa e as famílias valadarenses." comemora Irmã Andréa. 

Veja as fotos da missão em nosso Facebook.

Prova Brasil

postado em 24 de out de 2017 09:57 por Rayssa Andrade   [ 24 de out de 2017 09:57 atualizado‎(s)‎ ]

Belo Horizonte, 24 de outubro de 2017.

Prezados Pais e/ou Responsáveis e alunos,
Paz e Bem!

A Prova Brasil, que compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), instituído em 1990, é uma prova cujo objetivo principal é avaliar a qualidade do ensino no país. Participam do processo as escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola.
A partir de 2017 a Prova Brasil alcançará os alunos do Ensino Médio da rede privada. Para tanto, coube a cada escola particular interessada providenciar sua inscrição no processo. A avaliação será aplicada no CFIC, no dia 26, quinta-feira, de 7h30 às 10h, para todos os alunos da 3a série do Ensino Médio.
O resultado da Prova Brasil é um dos dados que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB). A prova avalia os conhecimentos dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, sendo elaborada de acordo com as matrizes de referência das disciplinas envolvidas no teste. Como são elaborados tipos diferentes de cadernos de prova, os alunos não respondem, necessariamente, às mesmas questões. Os testes são de múltipla escolha e cada caderno de prova é constituído de quatro blocos, sendo dois de Língua Portuguesa e dois de Matemática.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) enviará um aplicador para esta atividade. O teste terá a duração de 2 horas e 30 minutos e os alunos da 3a série responderão a 26 questões de cada uma das disciplinas escolares.
Acreditamos tratar-se de uma oportunidade importante para os alunos do Ensino Médio, além de ser muito relevante como referência para avaliarmos o trabalho pedagógico em nossa instituição.
   
Certos de estarmos atentos aos movimentos da educação brasileira e comprometidos com o constante aperfeiçoamento dos nossos processos educacionais, agradecemos a confiança.
 
Atenciosamente,

Ilton Chaves
Gestor Pedagógico de Rede Clarissas Franciscanas

 












 
 

Oficina das Finanças

postado em 23 de out de 2017 08:59 por Rayssa Andrade   [ 23 de out de 2017 09:09 atualizado‎(s)‎ ]


PROCESSO DE MATRÍCULA E REMATRÍCULA – 2018

postado em 18 de set de 2017 06:45 por Rayssa Andrade   [ 26 de out de 2017 05:01 atualizado‎(s)‎ ]

O Colégio Franciscano Imaculada Conceição comunica que a partir de 01 de setembro de 2017 iniciou o processo para a Prévia de Matrícula/2018 e o Processo de Admissão de Novos Alunos/2018.

1.      PRÉVIA DE MATRÍCULA/2018 (RESERVA DE VAGA)
A prévia de matrícula é um indispensável procedimento de consulta às famílias, quanto à intenção de renovação de matrícula do aluno para o próximo ano letivo, mudança de turno (com possibilidade para os alunos que cursarão, em 2018, 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental), também, sobre o interesse no Tempo Complementar (oferecido para os alunos de 01 a 10 anos).
O prazo para preenchimento e devolução da Prévia de Matrícula/2018, entregue aos alunos no dia 01/09, será de 01 a 22 de setembro. 

Atenção: Garantiremos a vaga, para 2018, somente, a quem devolver o formulário, com o requerimento para matrícula/2018.

2.      PROCESSO DE ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS/2018
Comunicamos às famílias que abrimos o nosso Processo de inscrição para admissão de Novos Alunos para o ano letivo de 2018, em 01 de setembro, na secretaria da escola.
Para a admissão de novos alunos no Colégio Franciscano Imaculada Conceição, é necessária a conclusão das seguintes etapas:
1 - Inscrição na secretaria escolar para o processo de sondagem e pagamento da taxa de inscrição.
2 – Participar do processo de sondagem conforme detalhado no edital.
3 - Reunião com a direção e/ou coordenação pedagógica, no dia da sondagem.
4 - Matrícula mediante a apresentação da documentação especificada no edital.
As disciplinas para o processo de sondagem são: língua portuguesa, matemática e produção de texto (redação), referentes ao ano/série que está cursando. As primeiras avaliações acontecerão no dia 20 de outubro, às 14h e no dia 28 de outubro  às 9h.

Trazer no dia da avaliação: caneta preta ou azul, lápis e borracha e documento de identificação.

OBSERVAÇÕES:
EM RELAÇÃO ÀS TURMAS PARA AS QUAIS, AINDA, HOUVER VAGAS, OUTRAS DATAS PODERÃO SER AGENDADAS NA SECRETARIA, DURANTE ATENDIMENTO PARA INSCRIÇÃO.
Para fazer a pré-inscrição, clique aqui.
Para acessar o edital, clique aqui.
Para acessar os conteúdos das avaliações, clique aqui.
 
Documentos necessários à matrícula de novatos:
- resultado da avaliação diagnóstica dos conhecimentos necessários ao ano/série;
- xerox da certidão de nascimento do aluno;
- xerox da carteira de identidade para os alunos que já possuem esse documento;
- declaração de transferência (provisória) e/ou histórico escolar (definitivo);
- declaração de quitação da anuidade 2017, da escola de origem;
 - xerox da carteira de identidade e CPF dos responsáveis (incluindo o contratante); (apresentação dos originais para conferência);
 - xerox de comprovante de endereço (água, luz ou telefone) do pai e da mãe, caso não morem na mesma residência;
-  documento comprobatório de  matrícula e de frequência à educação infantil (5 anos), para o ingresso 1º ano do fundamental.

JOIA

postado em 4 de set de 2017 10:55 por Rayssa Andrade   [ 4 de set de 2017 10:56 atualizado‎(s)‎ ]

    Com o objetivo de promover a integração entre alunos por meio da prática saudável de esportes, a Rede Clarisssas Franciscanas realizou mais uma edição dos Jogos de Integração e Amizade, o JOIA. Este ano, a competição aconteceu nos dias 1º, 2 e 3 de setembro no Colégio Franciscano Sagrada Família, em Belo Horizonte. A Cada ano, o evento é realizado em um dos quatro colégios da rede.
    Durante os três dias, alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental das unidades de Curvelo (Colégio Franciscano Santo Antônio), Sete Lagoas (Colégio Franciscano Regina Pacis), Belo Horizonte (Colégio Franciscano Sagrada Família) e Governador Valadares (Colégio Franciscano Imaculada Conceição) competiram na capital mineira. A atividade visa desenvolver nos alunos a capacidade de promover a integração e a vivência de valores fundamentais para o desenvolvimento humano como amizade, solidariedade, lealdade e cooperação.
    Os estudantes participaram de competições de futsal, handebol, voleibol e basquete. Cada colégio montou sua equipe com 30 a 40 alunos coordenados por um professor de educação física. Todos os competidores recebem uma medalha pela participação. Durante a competição, os alunos ficaram acampados nas dependências do colégio.

4ª Feira de Ciências

postado em 1 de set de 2017 06:44 por Rayssa Andrade   [ 1 de set de 2017 06:45 atualizado‎(s)‎ ]


Os estudantes do 8º ano se preparam para a 4ª Feira de Ciências, Saúde e Bem-estar. O evento acontecerá, neste ano, na Praça dos Pioneiros, de 8 às 11h, no dia 30 de setembro (sábado). As turmas se dividiram em grupos, de acordo com os sistemas do corpo humano. 

A Feira de Ciências, desse ano, tem como tema Alimentação Saudável, onde dentro de cada sistema, os estudantes devem pesquisar três doenças e relaciona-las a alimentação saudável, como medida de prevenção, melhoria ou cura. Como nos anos anteriores, o trabalho é feito maneira interdisciplinar. 

Simultaneamente ao evento, acontecerá a Blitz Stop Bullying, promovida pelos jovens do 7º ano, uma ação de conscientização contra os 
atos de violência física ou psicológica.

Participe!

1-10 of 307