NOTÍCIAS‎ > ‎

Missão em Santa Isabel

postado em 30 de out de 2017 11:18 por Rayssa Andrade   [ 30 de out de 2017 11:20 atualizado‎(s)‎ ]
    A equipe missionária do CFIC realizou, entre os dias 26 a 28 de outubro, mais uma experiência missionária desenvolvendo o projeto "Saber Cuidar" com enfoque na educação da higiene bucal. Nesta oportunidade, a missão foi realizada no distrito de Santa Isabel (Frei Serafim), no município de Itambacuri. 
    Contando com a participação de 20 estudantes do Ensino Médio, das dentistas Hélcia Amélia Quintão e Fernanda Aline Gonzales Oliveira; a pediatra, Maria Aparecida Leal Chaves; a Assistente do Serviço Social, Maykellyane Elisa dos Santos Lourenço; os professores de Ensino Religioso, Wanderlei Maria Mendes e Janaína Martins Toledo; a colaboradora dos serviços gerais, Lucineia Moreira da Silva e Oliveira; os estudantes de odontologia da Univale, Matheus Batista Martins e Heloíza Costa Aredes e  a Irmã Andréa Cecilia Moreno, responsável da missão e  coordenadora de Pastoral, ofereceram momentos de formação aos alunos e professores  da Escola Municipal Zélia de Campos Neves sobre a importância do cuidado bucal, o cuidado da natureza, das relações humana, do cuidado de si, das doenças transmissíveis pela boca e sobre o planejamento familiar. 
    A equipe teve oportunidade de realizar as visitas às famílias do lugar, de celebrar junto com a comunidade cristã para implorar as abençoes da chuva, uma vez que, a região passa por uma crise hídrica muito grande. A equipe de odontologia diagnosticou a saúde bucal de todos os alunos da escola ensinando a forma correta de fazer a escovação dos dentes e entregando o kit de higiene bucal para todas as crianças e adolescentes da escola; e a Dra. Maria Aparecida conseguiu realizar 21 atendimentos pediátricos. O bazar solidário e a gincana com as crianças foram as atividades com as quais encerraram a missão.
    "A avaliação dos missionários continua constatando que uma Escola em Pastoral enriquece a vida não só acadêmica dos educandos, mas a vida humana e espiritual. Espaços como esses contribuem para desenvolver nos nossos jovens uma consciência crítica, fraterna e solidária. Na perspectiva franciscana, a missão é um lugar para ir ao encontro do outro e ao encontro de nós mesmos. Louvado seja Deus pelo bem espalhado e pelos aprendizados adquiridos com esta experiência, que se tornam aprendizados para a vida toda. Obrigada a todos os nossos parceiros e colaboradores por mais uma missão realizada com a ajuda de Deus e a generosidade da comunidade educativa e as famílias valadarenses." comemora Irmã Andréa. 

Veja as fotos da missão em nosso Facebook.