NOTÍCIAS‎ > ‎

Prova Brasil

postado em 24 de out de 2017 09:57 por Rayssa Andrade   [ 24 de out de 2017 09:57 atualizado‎(s)‎ ]
Belo Horizonte, 24 de outubro de 2017.

Prezados Pais e/ou Responsáveis e alunos,
Paz e Bem!

A Prova Brasil, que compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), instituído em 1990, é uma prova cujo objetivo principal é avaliar a qualidade do ensino no país. Participam do processo as escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola.
A partir de 2017 a Prova Brasil alcançará os alunos do Ensino Médio da rede privada. Para tanto, coube a cada escola particular interessada providenciar sua inscrição no processo. A avaliação será aplicada no CFIC, no dia 26, quinta-feira, de 7h30 às 10h, para todos os alunos da 3a série do Ensino Médio.
O resultado da Prova Brasil é um dos dados que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB). A prova avalia os conhecimentos dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, sendo elaborada de acordo com as matrizes de referência das disciplinas envolvidas no teste. Como são elaborados tipos diferentes de cadernos de prova, os alunos não respondem, necessariamente, às mesmas questões. Os testes são de múltipla escolha e cada caderno de prova é constituído de quatro blocos, sendo dois de Língua Portuguesa e dois de Matemática.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP) enviará um aplicador para esta atividade. O teste terá a duração de 2 horas e 30 minutos e os alunos da 3a série responderão a 26 questões de cada uma das disciplinas escolares.
Acreditamos tratar-se de uma oportunidade importante para os alunos do Ensino Médio, além de ser muito relevante como referência para avaliarmos o trabalho pedagógico em nossa instituição.
   
Certos de estarmos atentos aos movimentos da educação brasileira e comprometidos com o constante aperfeiçoamento dos nossos processos educacionais, agradecemos a confiança.
 
Atenciosamente,

Ilton Chaves
Gestor Pedagógico de Rede Clarissas Franciscanas