NOTÍCIAS‎ > ‎

Tempo Complementar

postado em 25 de jan de 2018 11:52 por Rayssa Andrade   [ 25 de jan de 2018 12:00 atualizado‎(s)‎ ]

    Há seis anos, o Colégio Franciscano Imaculada Conceição oferece  o Tempo complementar, de maneira opcional. Esta oferta de atividade extra turno é para as crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A proposta  consiste na construção e no desenvolvimento pessoal, e atende,  às novas exigências da sociedade contemporânea, na qual as famílias estão inseridas.
    O Tempo complementar do CFIC proporciona às crianças,  um convívio escolar em que múltiplas linguagens são exploradas e acompanhadas por uma equipe multidisciplinar. Os benefícios da educação integral, nessa etapa da educação básica, é consenso entre os especialistas, pois a criança tem acesso a experiências que aumentam a cultura geral, estimulam a criatividade, desenvolvem o raciocínio lógico, o senso crítico e o empreendedorismo.
    Sendo assim, o colégio possui o ambiente, a infraestrutura  adequados, e oferece uma opção para as famílias que querem um ensino de excelência nos dois turnos. Enquanto  estão trabalhando, ficam tranquilos, pois sabem que os filhos estão sendo bem cuidados e recebendo uma educação de qualidade.
    
Objetivos gerais
Corresponder à expectativa das famílias que desejam oferecer aos  filhos horário escolar integral.Oportunizar o desenvolvimento multidimensional dos educandos, com a prática de atividades pedagógicas, lúdicas  e diversificadas.

Objetivos específicos
1- Orientação pedagógica
Realizar tarefas e atividades regulares, acompanhadas, contando, sempre, com profissionais especializadas, que estimulam a realização das atividades com autonomia e organizam situações pedagógicas diversificadas como atividade de casa,   pesquisas , leitura, literatura e situações na biblioteca.
2- Atividades esportivas
Desenvolver o equilíbrio motor e emocional, a boa forma física, a autodisciplina e o senso de cooperação.
3- Artes
Estimular a produção de trabalhos de arte, utilizando diferentes linguagens, desenvolvendo o gosto pelo processo de criação, artística, aguçando a curiosidade e a percepção do belo a partir do desenvolvimento sensorial e motor, também por  meio da música, da dança e da pintura.
4- Psicomotricidade
Oportunizar à criança trabalhar o seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
5- Sala de leitura, cinemateca, brinquedoteca
Favorecer a aprendizagem, a socialização, a autonomia e o gosto pela leitura, o que possibilitará, também, o desenvolvimento de habilidades para interpretar e produzir textos.
6- Iniciação científica
Oportunizar a aprendizagem sobre cultivo de hortaliças e outras plantas, observando  a importância da sustentabilidade e preservação  ambiental.
7- Alimentação
Priorizar cardápio variado, com acompanhamento de profissional especializado.
8- Banho e repouso
Estabelecer rotina  para banho e repouso, com higienização, descanso e lazer.